O novo dia do Aranha

Ontem eu terminei de ler “One More Day”, a saga que redefiniu o status do seu amigão da vizinhança. Aproveitei e li também “Brand New Day”, primeiro arco de histórias dentro de seu novo status quo.

Em uma palavra? Nhé.

omd teaser

Joe Quesada, editor-chefe da Marvel, queria de qualquer jeito que o Homem-Aranha não fosse mais um homem casado. Ah, ele também não queria que ele fosse divorciado, viúvo, nada que o fizesse parecer “velho”. Pois duas décadas de histórias foram anuladas com magia. É, magia. Para salvar a vida da tia May, baleada no final da Guerra Civil que chacoalhou o universo Marvel, Peter fez de tudo. No final, apelou: aceitou um pacto com Mefisto e trocou seu amor por Mary Jane – mais as lembranças do casamento, da vida a dois, de tudo – pela sobrevivência de May Parker. Num piscar de olhos, Peter voltou a morar com a tia no Queens, ainda é um duro, voltou a ter lançadores de teia mecânicos, e ninguém, mas ninguém mesmo, sabe sua identidade. Mas todo o resto no universo Marvel aconteceu. As partes com a participação do Aranha? Sabe-se lá. O negócio é ignorar.

omd capa

Eu adoro quando a vida dos heróis ganha novo fôlego. Reinvenção faz parte do continuum das histórias em quadrinhos. Agora, o que não dá para aguentar é uma trama contada porcamente. Existiam milhares de maneiras de resolver o casamento do Aranha e a questão de sua identidade secreta sem Quesada e cia. ter de apelar para um “é mágica, não precisa explicar”. O que ele conseguiu, afinal, foi uma involução. Fico pensando se não seria mais digno deixar May Parker morrer, MJ desaparecer por não aguentar conviver com essa loucura e Peter, para variar, ficar se sentindo culpado com isso tudo. Mas, desta vez, Joe Q. pisou na bola, choramingou e conseguiu o que queria. Seus desenhos em “One More Day”, se é que serve como consolação, estão espetaculares, lembrando o grande Michael Golden, que me faz lamentar ver Quesada numa posição administrativa.

omd peter mj mefisto

O que nos leva a “Brand New Day”, primeiro arco do “novo” Aranha, com texto de Dan Slott e arte de Steve McNiven. A impressão é estar lendo um gibi do Aranha da virada dos anos 70 para os anos 80, antes da Image Comics, antes da ascenção dos heróis sombrios como Justiceiro e Wolverine. É uma trama leve, que introduz um novo vilão ( o Sr. Negativo) e apresenta parte dos novos coadjuvantes na vida de Peter Parker – alguns, como o “ressuscitado” Harry Osborne (não pergunte como…), não tão novos assim. A história parece remeter a uma época em que o Aranha vivia à parte dos “grandes eventos” da Marvel. Embora ele seja um herói não-registrado, o que lembra que existiu uma Guerra Civil e que este universo ainda é coerente em sua cronologia. Mas não dá para ler “Brand New Day” sem lembrar do que foi necessário para chegar a essa história.

bnd mcniven

Que, por sinal, deve durar até alguém na Marvel ter a brilhante idéia de apagar o apagão!

Tags: , , , , , , , ,

13 Respostas to “O novo dia do Aranha”

  1. Sasquash Says:

    Pois é Sadboy, não sei o que o Quesada quer da vida. A grande maioria dos herois Marvel teve otimos momentos e/ou sagas interessantes e só o Aranha nessa via crucis interminavel. Eu mesmo não consigo lembrar de uma boa historia do cabeça de teia nesses ultimos 10 anos…
    Como vc disse, seria melhor Quesada voltar apenas a usar a sua arte, deixando o adminstrativo para alguem que não escolha sempre o caminho mais facil não importando o quão espatafurdio ele seja.

  2. Angelo Luiz Says:

    Reinvenções e recomeços fazem mesmo parte dos quadrinhos de heróis… mas isso porque seus leitores estão sempre se renovando, por isso, veterano colega, você fica impressionado e decepcionado com algumas soluções. Pra mim: A Tia May já não tinha morrido? E se ela foi trazida de volta a vida antes (a coisa maaaaaaiiisss normal do mundo os quadrinhos) e foi um erro, essa nova solução é só a repetição do erro! O universo Marvel tá precisando de uma “Crise”, não que isso vai endireitar as coisas!

  3. Rafael Medeiros Says:

    Nhé!!!

  4. Alipio Says:

    O pior é que depois dessa bagunça toda, daqui a 1 ano vem um cara que tenta repor os moveis no seus lugares. Ou seja, o que estava se aprumando será bagunçado novamente. É quase um desrespeito com o leitor…

  5. Cristhiano Says:

    Pena ele não gostar de Mangás, fora adaptações para animes, nunca se tem alteração na mitologia da história ou de personagens, existem variações de detalhes para explicar origens e desvendar segredos, causando grandes viradas no enredo, mas no Japão há um respeito entre os mangakas, ninguém modifica a obra de algum outro autor ou reinventa a história, que se torna única…
    Adoro Revistas em Quadrinhos, mas são tantas origens, reinvenções, mortes e ressuscitações, era de ouro, era de prata, era… psiquiatras e seus livros dizendo que gibis faziam mal a saúde das crianças, heróis que eram soturnos se tornam comediantes… que venha logo Watchemen o filme…

  6. Pablo Says:

    Eu nunca gostei do casamento e sempre torci para que acabassem com o mesmo. Mas a maneira porca e lamentável que foi utilizada para pôr fim ao matrimônio foi demais até pra mim. Um pacto com o demônio? Pelamordedeus!

  7. Gabriel Fonseca Says:

    Cara, não acredito que fizeram isso com o Aranha.
    Terminei de ler a saga da Guerra Civil a pouco tempo, e tava aqui curioso pra saber como ficaria a vida do Aranha após esses acontecimentos, e ai venho aqui e leio isso, que simplesmente fizeram sumir tudo que aconteceu com ele nesse tempo todo. Ridículo!

    Seria melhor então terem deixado o Aranha de fora da guerra civil, pra começo de conversa…

  8. Mauricio Says:

    =\
    Afff, ainda bem q já fazem vários anos q não leio o Aranha. Minha paixão agora só é focada nos filmes (se bem q esse 3º…)
    mas é isso aí, uma hora melhora😄

  9. Fábio de Oliveira Matos Says:

    Nhé!!!

    Ao menos não ressuscitaram o clone do cabeça de teia…. mas já pensaram se eles mais tarde quiserem resolver essa bolha q inventaram ressuscitando o clone?? Aí o Peter voltava com a memória… Nhé de novo!!! rssss

  10. Aponásio Martins Says:

    Se pelo menos trouxerem a Gwen de volta ( a autêntica) nesse tal pacto com o tinhoso, talvez compense a bobagem!

  11. Cristhiano Says:

    pacto com o diabo ??? alguém gosta de Spawn ?

  12. bruno Says:

    na boa… esse quesada eh no minimo insano!
    ele simplesmente apagou tudo que o aranha aprendeu em todos esses anos…e apagou tudo que nos aprendemos com o aranha todos esses anos! eh lamentavel…e olhando pelo aspecto financeiro eu gastei mais de 200 pau de revista que hoje nao valem mais nada!?!?
    pow!!
    e sera que so eu que gostei dos acontecimentos com ezekiel, morlum, “o outro”…
    tsk…
    >=/

  13. Thiago Says:

    Na boa…é realmente ridiculo ver como as coisas se resolveram..de maneira estupida….e que poderia ter se resolvido de outra maneira, ainda causando o mesmo efeito de vida nova…..mas tambem é o seguinte…desde sei la que ano….os editores e escritores da Marvel vem ferrando com a vida do Homem Aranha……Clone….filhos de Gwen….supostas mortes…e historias completamente sem graça alguma……salvo as exeções (eu gosto do começo da fase do Straczinsky)..enfim..o aranha que eu adorava..ja era faz tempo..e a cada mes eles enfiavam ainda mais a faca (putz que drama..hehe)…a diferença agora é a seguinte: Eles decidiram fazer uma cagada equivalente a todos os anos de cagada…de uma vez só!!!..E apesar d opinião de todos aqui…..eu prefiro ver isso acontecendo do que continuar aguentando as historias sem sal que tinha…..porra!!..o aranh ta de volta (por enquanto) a minha fase favorita com A Brand New Day…que era a fase simples…me lembrando até a minha primeira Hq que eu li dele…que foi o surgimento do Duende Macabro…aquilo foi sensacional..e depois da guerra secreta (que tem inicio no final da saga do macabro)…dificilmente eu vi historias tao boas (tudo bem..a ultima caçada de Kraven foi foda…mas nao tem muitas caracteristicas do “Aranha”)….Enfim..se a Marvel tiver coragem de manter essa vida nova pro Peter: Eu acho otimo….
    abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: